Procurement no México visa primariamente a utilização de recursos naturais e de minérios deste país. Ao explorar oportunidades do procurement no México é essencial estudar as produções agrícolas e minerais desta nação norte-americana. No entanto, a indústria está em constante crescimento graças ao investimento estrangeiro feito por companhias norte-americanas à busca de mão de obra mais barata.
De acordo com as estatísticas, o México ocupa o 16° lugar no mundo em termos de exportação totalizando mais de 27 bilhões de dólares por mês, o que corresponde a 14% de seu produto interno bruto (PIB).
Artigos de exportação
O México é um importante exportador de petróleo e derivados, algodão, têxteis, café, vegetais, frutas e produtos manufaturados. Esses produtos são usados como matéria-prima ou como intermediários em segmentos industriais situados em diferentes lugares do globo.
80% das exportações do México vai para os Estados Unidos. Outros parceiros de exportação são o Canadá, Japão, países da União Europeia (UE), Israel e nações da América Central e do Sul. Os maiores importadores são EUA, Japão e China.
Recursos no México
Existe abundância de trigo, milho, arroz, feijão e tomate. Entre o cultivo comercial neste país, café, algodão e frutas se sobressaem. Laticínios, aves e carne bovina são outros itens importantes produzidos em grande escala para consumo local e exportações. Também são usados nas indústrias de processamento de alimentos. Madeira é um produto agrícola que contribui de maneira significativa com os ganhos de exportação. Recursos minerais encontrados no México abrangem petróleo, gás natural, ouro, prata, zinco, chumbo e cobre.
Alimentos e bebida são um segmento notável do México. Outras indústrias proeminentes são a extração e refino do petróleo, mercadorias têxteis, a indústria automobilística, química e de bens duráveis. Fabricação de equipamentos aeronáuticos, moldagem e manufatura de ferro são novas áreas de especialização e importantes geradores de receita de exportação.
Outras considerações
O México caracteriza-se pelo livre comércio dominado por empresas privadas. Após a implantação do NAFTA (Acordo de Livre Comércio da América do Norte) assinado em 1994, esta nação norte-americana possui acordos de livre comércio com quase quarenta países estrangeiros inclusive o Japão e nações europeias.
Para obter mais informações sobre o procurement no México, entre em contato conosco.